Petition to: Câmara dos Deputados

Pela Aprovação do PL 3.722/12

18,006 people have signed. Help us reach 20,000 signatures.

Pela Aprovação do PL 3.722/12

O Projeto de Lei 3.722 de 2012 é o mais abrangente projeto de lei relacionado a liberação do direito a posse e porte de armas de fogo no Brasil. Estabelece uma nova regulamentação para a aquisição, a posse, a circulação e o porte de armas no Brasil. Pelos termos do projeto, há uma profunda mudança em relação à lei atual, na qual a regra é a proibição da posse e do porte de armas, com algumas exceções. O PL elimina essa regra geral proibitiva e garante ao cidadão o direito à aquisição e ao porte de armas, desde que atendidos critérios específicos e objetivamente fixados na lei. O artigo 78 do Projeto revoga expressamente a Lei nº 10.826/03 (conhecido como “estatuto do desarmamento”). Porém, é óbvio que revogar uma lei não significa deixar um tema sem regulamentação e esta se encontra prevista no novo PL.

Na nova lei, se o cidadão satisfizer os requisitos, a Polícia Federal não poderá mais indeferir o porte. Este é um dos maiores avanços do projeto de lei, que retira das exigências para obtenção do porte a comprovação de efetiva necessidade, cuja avaliação, pela lei atual, fica a critério da Polícia Federal, permitindo subjetivismo e discricionariedade.

Nenhum direito que hoje existe é suprimido pelo PL 3722/12. O porte passa a ser um direito de qualquer cidadão, independentemente de sua atividade, o que elimina a necessidade de se tratar de categorias específicas. O registro de armas de fogo volta a ser permanente e a idade mínima para adquirir e portar armas de fogo está prevista no art. 74 do PL, voltando a ser de 21 anos.

Mais informações:

Para ver o PL 3.722/12 na íntegra, acesse:

This petition has been created by a citizen or association not affiliated with CitizenGO. CitizenGO is not responsible for its contents.

Sign this petition now!

Please select an option:
We process your information in according with our Privacy policy and Terms of use.By signing, you accept CitizenGO's Terms of Use and Privacy Policy and you agree to receive occasional emails about our campaigns. You can unsubscribe at any time.

Petition to: Câmara dos Deputados

Nobres deputados, com essa petição pretendemos demonstrar a vontade do povo brasileiro, que jamais pediu para ser desarmado e que está, nessas condições, enfrentando a maior crise de violência de sua história. Exigimos que o resultado do referendo de 2005 seja respeitado, quando votamos contra a proibição do comércio de armas de fogo e nos manifestamos através de 64% dos votos válidos. O PL 3.722/12 atende às nossas reivindicações, revogando o estatuto do desarmamento, que vemos como ilegítimo devido às circunstâncias em que foi aprovado, pois foi votado na época em que o já julgado Mensalão manipulava de forma criminosa os resultados das aprovações de nossas leis.

Sincerely,
[Your Name]

Sign this petition now!

18,006 people have signed. Help us reach 20,000 signatures.