Petição dirigida à Câmara dos Deputados

JOSÉ DE ANCHIETA: PATRONO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL

14,464 people have signed. Help us reach 20,000 signatures.

JOSÉ DE ANCHIETA: PATRONO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL

A Presidente Dilma Rousseff em 13 de abril de 2012 sancionou a Lei Nº 12.612 que declara Paulo Freire “Patrono” da Educação Brasileira. O termo “patrono” designa aquele que luta e/ou defende uma causa. Paulo Freire tem como principal obra o livro “Pedagogia do Oprimido”, tendo atuado na área da pedagogia entre as décadas de 60 e 90. O resultado dos principais índices que avaliam o ensino e a aprendizagem mostram que o Brasil se encontra dentre os últimos colocados em todo o mundo. Na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado em 2015, o país apresentou queda de pontuação nas três áreas avaliadas. De 70 países avaliados, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências, 59ª posição em leitura e 66ª posição em matemática. De 31 países analisados, entre 1909 e 2013, o Brasil é o único que teve uma queda no QI (Quociente de Inteligência).

Diante desses fatos aberrantes, o CENTRO ANCHIETA convoca a sociedade civil a SE MANIFESTAR EM DEFESA DA VERDADE HISTÓRICA por meio desse abaixo-assinado a fim de que o posto de patrono da educação brasileira seja ocupado por quem o merece DE FATO e DE DIREITO: JOSÉ DE ANCHIETA!

A História de José de Anchieta confunde-se com a fundação das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; por que não de todo o Brasil? Pouco tempo após sua chegada, cria em São Paulo um colégio para nativos e colonos: o Colégio de São Paulo. Dirige, posteriormente, o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro e de Vitória. O incansável educador atravessava vastas porções de terra a pé para levar civilidade e cultura ao povo brasileiro que se formava. Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta. Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas. É o patrono da cadeira de número um da Academia Brasileira de Música.

ASSINE ESSE MANIFESTO! A EDUCAÇÃO DO BRASIL PRECISA DE VOCÊ!

Sign this petition now!

Please select an option:
We process your information in according with our Privacy policy and Terms of use.By signing, you accept CitizenGO's Terms of Use and Privacy Policy and you agree to receive occasional emails about our campaigns. You can unsubscribe at any time.

São José de Anchieta é o verdadeiro patrono de nossa educação

Por meio deste manifesto, demonstramos nosso apoio à iniciativa que tem por objetivo instituir São José de Anchieta como Patrono da Educação Brasileira.

Depois de abandonar a possibilidade de uma carreira brilhante na Europa, deixar tudo e vir para o Brasil ainda muito jovem, Anchieta dedicou toda a sua vida para educar nossos antepassados. Não poupou esforços nem sacrifícios. Utilizou os mais diversos recursos pedagógicos para transmitir não só o Evangelho, mas também as bases de uma boa educação.

Sincerely,
[Your Name]

Sign this petition now!

14,464 people have signed. Help us reach 20,000 signatures.