petição dirigida aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba

Vereadores de Curitiba, cassem o mandato do Renato de Freitas

36.155 pessoas já assinaram esta petição. Ajude-nos a conseguir 50.000 assinaturas.

Vereadores de Curitiba, cassem o mandato do Renato de Freitas

O vereador de Curitiba, Renato de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, liderou uma invasão à Igreja Nossa Senhora do Rosário, durante a Missa. O episódio é mais um ato de violência contra a fé cristã em nosso país e mais um delito na lista do vereador que tem uma trajetória de detenções e crimes.

Ano passado, o vereador teve um processo disciplinar arquivado na Câmara Municipal de Curitiba no qual era acusado de quebra de decoro por se referir à bancada evangélica como “pastores trambiqueiros” no chat da transmissão ao vivo de sessão da Câmara no Youtube.

Em novembro de 2020, assim que eleito, Renato de Freitas foi flagrado pichando o toldo de um supermercado. Uma foto mostrava o vereador petista com uma lata de spray na mão escrevendo a palavra “racistas” na lona.

Em junho de 2021, o vereador foi detido pela Polícia Militar, quando interferiu em uma abordagem policial. No mês seguinte, o vereador voltou a ser detido. Dessa vez, pela Guarda Municipal, em um ato contra o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a polícia, ele foi preso "após agredir um homem na manifestação e resistir à condução dos guardas”.

Renato de Freitas, pela invasão à igreja em Curitiba, não pode ficar impune. De acordo com o artigo 208 do Código Penal brasileiro, escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso; ou ainda "impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso", como fizeram os manifestantes em Curitiba, são considerados crimes contra o sentimento religioso. A pena prevista é de detenção de um mês a um ano, ou ainda pagamento de multa.

Queremos a cassação do mandato do vereador perseguidor de cristãos!

Assine esta petição agora!

Por favor, escolha uma opção:

Vareadores, cassem o mandato do Renato de Freitas

Na figura do presidente da Câmara e da primeira secretária, queremos fazer chegar à todos os vereadores nosso desejo de que o vereador Renato de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, seja cassado.

O vereador que possui uma imensa ficha de delitos cometeu um grave crime contra a fé do povo de Curitiba ao invadir e impedir uma celebração religiosa de forma violenta e preconceituosa.

Com base no artigo 208 do Código Penal brasileiro, “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso; ou ainda "impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso".

O direito ao livre exercício de culto religioso é inviolável e o vereador deve ser cassado.

[Seu nome]

Vereadores de Curitiba, cassem o mandato do Renato de Freitas

Assine esta petição agora!