Petição dirigida à Presidente Dilma Rousseff

fechado

1.963 pessoas já assinaram esta petição.

Dilma pode sancionar lei que criminalizará críticas a políticos e partidos!

Nesta semana foi aprovada pelos senadores a chamada minirreforma política. Um dos pontos mais controversos das modificações nas leis eleitorais foi a proposta de alteração da lei 9.504, em seus artigos 57-D, 57-H e 58. As consequências da aprovação desses artigos representam um enorme risco para a democracia. A nova redação propõe o seguinte:

Art. 57-D.

§ 3º Sem prejuízo das sanções civis e criminais aplicáveis ao responsável, a Justiça Eleitoral poderá determinar, por solicitação do ofendido, a retirada de publicações que contenham agressões ou ataques a candidatos em sítios da internet, inclusive redes sociais.”
(NR)

Art. 57-H. § 1º Constitui crime a contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação, punível com detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

§ 2º Igualmente incorrem em crime, punível com detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), as pessoas contratadas na forma do § 1º.” (NR) 10

Art. 58.

§ 9º Caso a decisão de que trata o § 2º não seja prolatada em 72 (setenta e duas) horas da data da formulação do pedido, a Justiça Eleitoral, de ofício, providenciará a alocação de Juiz auxiliar.” (NR)

O texto aprovado pelos parlamentares não diferencia danos à imagem causados por um fato verídico ou provocados por mentiras. Ou seja, espalhar pela internet um fato verdadeiro pode ser crime, caso esse fato arranhe a imagem de um político ou uma legenda. Por exemplo: disseminar as prisões decorrentes do julgamento do mensalão afeta o PT, assim como as notícias sobre pagamento de propina nas obras do metrô de São Paulo atingem o PSDB.

O projeto já foi encaminhado para a Presidente da República e aguarda a sua sanção. Peça à Presidente que vete os artigos referentes às punições.

Esta petição é...

Fechada!

Os brasileiros não querem ser amordaçados pelos políticos!

Sra. Presidente da República, Dilma Rousseff,

Como cidadão brasileiro, quero solicitar o veto aos novos artigos 57-D, 57-H e 58 da lei 9.504, que foram aprovados pelos senadores nesta semana. O texto aprovado pelos parlamentares não diferencia danos à imagem causados por um fato verídico ou provocados por mentiras. Isso representa um enorme risco à liberdade de expressão em nosso país.

[Seu nome]

Dilma pode sancionar lei que criminalizará críticas a políticos e partidos!

Assine esta petição agora!

1.963 pessoas já assinaram esta petição.