Pela Imediata Criação do Parque Glaziou/Memorial da PMERJ nas Cavalariças Imperiais do Brasil

Petition to: Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão

2.545 pessoas já assinaram esta petição. Ajude-nos a conseguir 5.000 assinaturas.

Exmo Ministro da Cultura Sergio Sá Leitão, A corrupção que assola o nosso país também se estende à corrupção da nossa história e do legado nacional brasileiro. A área das antigas Cavalariças Imperiais, localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão nrs 873 a 1035, no Bairro Imperial de São Cristóvão do Rio de Janeiro, é uma ferida aberta sangrando da Nação Brasileira. As Cavalariças Imperiais formam historicamente um só conjunto com os jardins da Quinta da Boa Vista e o Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista. São o palco onde o Brasil foi pensado, da sua criação como nação no mundo, da sua independência, da sua primeira bandeira. Há vários anos se pretende fazer um parque aberto ao público nas antigas Cavalariças Imperiais e reintegrá-las à Quinta da Boa Vista e ao belo paisagismo de Auguste Glaziou, encomendado pelo Imperador Pedro II. Mas a ideia nunca vai adiante e a demanda por áreas democráticas de lazer nunca foi tão alta. A Quinta da Boa Vista já perdeu dois terços de sua área verde depois de ser tombada a nível federal! Reanexar as Cavalariças Imperiais ao parque será derradeiro para remediar este crime, que além da nossa história também lesou o meio ambiente do Rio de Janeiro. Em Londres, as Cavalariças Reais ao lado do Palácio de Buckingham são uma grande atração turística. Vem gente de todo mundo prestigiar, incluindo brasileiros. Mas aqui no Brasil parece que preferimos abandonar, destruir e finalmente favorecer interesses particulares por cima do interesse de todos nós, os brasileiros que arriscamos esquecer quem somos. D. João VI, que trouxe a única Corte Real Europeia para o Novo Mundo, morava ali, passeava ali, tinha seus cavalos ali. E foi ali também que ele criou o nosso corpo policial. Até hoje, D. João VI é o patrono da nossa Policia Militar. O dia da Policia Militar é também o aniversário de D. João VI. O parque na área das Cavalariças Imperiais, ao ser devolvido à população, homenageará não só a nossa história e o meio ambiente, mas também a nossa Policia Militar. Face ao banho de sangue do qual a cidade tem sido testemunha, é ali também o local adequado para o memorial aos nossos policiais mortos e feridos, os heróis afilhados de D. João VI que se sacrificaram para defender a sociedade das pessoas de bem. Se fôssemos ministro, não gostaríamos de ser lembrados como pessoas que deixaram escapar a oportunidade de ajudar a criar a maior área verde e de preservação histórica em zona central de uma capital na América do Sul. Principalmente, manter a nossa memória e a de nossos heróis sempre viva é uma missão maior do que nós. Aqueles brasileiros que ainda não nasceram, também um dia precisarão saber o que é o Brasil neste lugar.

This petition has been created by a citizen or association not affiliated with CitizenGO. CitizenGO is not responsible for its contents.

Assine esta petição agora!

Por favor, escolha uma opção:
Tem certeza? Esta e outras petições precisam de seu apoio para que possa ser bem-sucedida. Você pode cancelar seu cadastro a qualquer momento.
Ao assinar você aceita os termos de uso da CitizenGO e sua política de privacidade, e aceita receber mensagens de e-mail sobre nossas campanhas. Você pode cancelar seu cadastro na lista a qualquer momento.

Petition to: Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão

Atenciosamente,
[Seu nome]

Assine esta petição agora!