Petição dirigida a: Ordem dos Psicólogos Portugueses

Ordem dos Psicologos Portugueses tenta impor a Ideologia do Género

2.805 pessoas já assinaram esta petição. Ajude-nos a conseguir 5.000 assinaturas.

Ordem dos Psicologos Portugueses tenta impor a Ideologia do Género

Esta petição foi criada por um cidadão ou uma organização independente de CitizenGO. Por essa razão, CitizenGO não é responsável por seu conteúdo.

Antes de sair...

Nova assinatura, pessoa já existe na CitizenGO

Petição dirigida a: Ordem dos Psicólogos Portugueses

Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Tomámos conhecimento de que a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) acaba de produzir um documento que poderá vir a condicionar a atuação dos psicólogos, para além do contexto do exercício da profissão. Trata-se de um projeto de orientações para a "Intervenção Psicológica Com Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (LGBT)", disponível para consulta publica no site da OPP até 28 de Junho.

Este não é um documento científico: é um programa ideológico, desprovido de referências científicas e recheado de generalizações e opiniões, sustentadas por uma só visão dos temas.

Eis algumas das principais interrogações que suscita:

- Devemos considerar que o sexo é atribuído à nascença? Se sim, qual é a base científica dessa afirmação?

- Deve qualquer pessoa que tenha atracão pelo mesmo sexo, e não se sinta confortável com isso, obrigatoriamente atribuir o seu desconforto ao preconceito social? O psicólogo fica restringido a encorajar a pessoa a assumir publicamente a sua orientação?

- O simples facto de ser necessário orientações para lidar com uma determinada população, coloca essa população num grupo especial, com necessidades especiais. Será isso consistente com a despatologização da orientação sexual LGBT que a OPP defende? Qual é a base científica para manter esta incongruência?

- Que consequência prevê a OPP tirar da alusão à Igreja Católica? Quer a OPP dizer que a visão da sexualidade do cristianismo – e de outras religiões – não é harmonizável com uma abordagem científica do comportamento humano?

- Uma Ordem Profissional não deve limitar os direitos, liberdades e garantias dos seus associados, sendo que as limitações, constitucional e legalmente admissíveis à prática profissional, devem assentar em razões e critérios científicos e não ideológicos.

- A intervenção da OPP deve limitar-se à atuação dos profissionais enquanto no exercício da sua atividade profissional e não lhe compete regular as atividades que os profissionais possam desenvolver fora desse contexto.

- O tempo colocado à disposição para a consulta pública é insuficiente para que se possa promover um amplo debate científico, numa área onde a própria ciência está longe de ser consensual. A este respeito sugerimos a consulta do parecer da Ordem dos Médicos: https://www.ordemdosmedicos.pt/up/ficheiros-bin2_ficheiro_pt_0005730001262613124-994.pdf

Deste modo, vimos solicitar ao Senhor Bastonário que suspenda o processo de aprovação das referidas orientações, até que as condições acima referidas se encontrem esclarecidas.

[Seu nome]

Ordem dos Psicologos Portugueses tenta impor a Ideologia do Género

Assine esta petição agora!